Wednesday, September 15, 2010

Parlamento Europeu debate encíclica do Papa

r-l: Jaime Mayor Oreja MEP (Spain), Vice-Chairman of the EPP Group in the European Parliament, HE Metropolitan Emmanuel of France, Ecumenical Patriarchate, and Professor Bartolomeo Sorge SJ, Director Emeritus, Fondazione Culturale San Fedele
Brussels, 14 September 2010

Foto (Cortesia) http://www.eppgroup.eu/Press/photogallery/en/pg_showcat.asp?cat_id=571

A unidade da Europa é um objectivo que só poderá ser atingido através da colaboração das Igrejas e com uma cooperação forte entre todos os agentes eclesiais.

Esta foi uma das conclusões retiradas de uma conferência sobre a encíclica “Cáritas in Veritate”, promovida dia 14 pela Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), em colaboração com o Partido Popular Europeu (EPP).

A iniciativa teve lugar no Parlamento Europeu, por ocasião do primeiro aniversário de publicação da carta redigida por Bento XVI, dedicada sobretudo aos problemas relacionados com o progresso e o desenvolvimento global.

O núncio apostólico para a União Europeia, arcebispo André Depuy, foi um dos participantes no debate, esclarecendo que “a encíclica Papal não deve ser encarada como um guia definitivo para resolver problemas económicos, antes aponta caminhos para a construção de um mundo mais fraterno”.

Segundo um comunicado publicado no site oficial do EPP, os participantes debateram matérias como “É possível existir uma cultura sem valores?”, “A família como a chave para o futuro”, “Economia e sociedade civil” e “Ambiente e desenvolvimento”.

As respostas para estas e outras perguntas devem surgir a partir da “colaboração de todas as Igrejas europeias”, avançou László Tökes, vice-presidente do Parlamento Europeu para as áreas do diálogo inter-religioso e inter-cultural.

“Só assim se poderá trabalhar para uma verdadeira unidade europeia”, sublinhou ainda aquele responsável

O secretário-geral da COMECE, padre Piotr Mazurkiewicz, realçou que “a Igreja não dá soluções técnicas mas lida com o progresso ético da sociedade”. O desafio que está em causa, segundo o sacerdote, “é colocar as pessoas e as suas acções na linha da frente”.

O presidente do EPP, Joseph Daul, considerou essencial a promoção de um diálogo entre o seu partido, as Igrejas europeias e outras organizações religiosas.

“É importante procurar valores comuns e defender esses valores, tentando travar todo o tipo de extremismo, seja de esquerda ou de direita” sublinhou o democrata cristão.

Othmar Karas, vice-presidente do EPP, explicou que “aquilo que o partido pretende é atrair cada vez mais pessoas e organizações para esta causa”, sobretudo “aqueles políticos que, sendo cristãos, não põem em prática a doutrina cristã”.

“Queremos confrontá-los com esta mensagem e com a Igreja, para que eles encontrem nela um suporte e uma linha de orientação para o seu trabalho político” acrescentou ainda.

A transmissão dos valores presentes na “Caritas in Veritate” poderá ter um papel fundamental, já que representam “a essência do cristianismo”. Uma ideia defendida pelo presidente da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), Metropolita ortodoxo Emanuel de França, acrescentando que “a crise económica actual era não só inevitável como também um reflexo da degeneração dos valores”.

Para tentar revitalizar a economia europeia, o EPP tem concentrado a sua atenção nos objectivos do plano Europa 2020”, sobretudo no combate à exclusão social.

“Trabalhar não serve apenas para produzir, dá também às pessoas uma oportunidade de participarem na sociedade”, disse Corien Wortmann-Kool.

“Temos a obrigação de estimular esta dinâmica” completou ainda a vice-presidente da EPP, responsável pelas áreas da economia e do ambiente.
.
.
Source: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=81474
.

No comments: